Traduzido de the-emagazine.com

ecomm

Até onde vai o comércio online? Qual serão as linhas básicas que marcam seu presente e futuro imediatos? A consultora de marketing Conteam Gruppe revela as cinco mais importantes para ter em conta.

Segundo o último estudo da Escola de negócios Online Business School “O Comércio Eletrônico 2013”, as vendas por internet cresceram na Espanha 27% durante 2012. Estes dados refletem um bom momento que vive o comercio online. Porém, a concorrência também tem crescido, portanto é preciso distinguir-se e apostar as fichas mais exitosas no e-commerce. Conteam Gruppe, consultora de marketing e distribuidora exclusiva de Vee24, revela os pontos básicos do futuro do comercio online.

Usabilidade
Parece obvio que a loja online ou web deve primar pela usabilidade. Porém, são muitos os sites que não cumprem com critérios básicos de usabilidade, e, portanto, não conseguem gerar uma boa experiência de visita e o que é mais grave, reter o visitante. O e-commerce tem que estar bem estruturado, tem que ser simples, sem menus excessivos, com textos muito informativos e sintéticos, e materiais visuais atrativos. Além disso, os processos que se realizam nela devem ser muito amigáveis e de fácil e rápida execução.

Rapidez
O usuário online é um usuário que pela própria natureza do suporte, é impaciente, valoriza a gestão de seu tempo e a comodidade. Adicionalmente, demandam uma resposta imediata as possíveis dúvidas que podem surgir no processo de compra. Se isso não ocorre, o possível cliente “saltará” a outro site, em menos de um minuto. Por isso, é essencial dispor de algum tipo de ferramenta que aperfeiçoe este aspecto chave na compra online.

Personalização
No meio online se joga com vantagens muito claras como é a rapidez e capilaridade com que uma marca pode se aproximar de seu alvo, com a conseqüente economia em distribuição. Porém há também algumas desvantagens e uma das que mais podem influenciar na decisão do usuário é a falta de atenção pessoal, algo que, obviamente, sim que tem ganhado o espaço físico. Por ele, o futuro e-commerce esta na “humanização” algo no que se esta inovando tecnologicamente já que uma marca enfocada ao cliente deve ser capaz de atender e satisfazer suas demandas pessoalmente também no meio online.

Serviço
Segundo o estudo anual realizado por Capgemini “Digital Shopper Relevancy”, o serviço de atenção ao cliente será um dos fatores decisivos na hora de eleger comprar em uma loja online ou outra, nos próximos cinco anos. Por estes motivos, as lojas online que apostem no êxito na sua gestão, terão que enfocar-se em prestar um serviço excepcional na web. O cliente tem expectativas e, uma delas, é a de contar com atenção personalizada em todo momento.

Transparência
Um dos principais receios na hora de comprar através da Internet é a de não saber quem está por de trás da sua compra, qual é a qualidade do produto, o preço final ou a rastreabilidade de seu pedido e que capacidade de serviço lhe oferece a Marca. Para corrigi-lo, deve-se oferecer a máxima informação possível no transcorrer da compra e o envio e aproximar o visitante aos representantes da Marca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s