Traduzido de MarketingDirecto.com

ImagemAté que ponto pode afetar as vendas a cor de um logotipo? Se levamos em consideração que a vista é o sentido humano mais desenvolvido, é lógico que exista uma longa lista de exemplos que expliquem o uso correto das cores na hora de estabelecer a cor que identifique a empresa.

É preciso considerar que cada cor nos transmite sensações totalmente distintas. Enquanto que o preto significa poder, credibilidade, fortaleza ou personalidade, o verde nos aproxima da natureza, à juventude ou à ecologia; e o azul nos lembra a credibilidade, a limpeza, a saúde ou a tecnologia.

Imagem

Mesmo que o Facebook tenha escolhido a cor azul porque Mark Zuckerberg não distingue o vermelho e o verde, e ainda que em muitos casos pareçam escolhas aleatórias, as marcas conhecem à perfeição todas estas pautas. Sem ir muito longe, não precisamos fazer nada mais do que ver as cores que utilizam em cada um de seus logos.

Imagem

Segundo a companhia de análise KISSmetrics também é importante ter em conta a quem será direcionado o negócio. Se está pensando em criar uma aplicação destinada a mulheres, KISSmetrics sugere usar cores como azul, roxo ou verde e evitar cores como laranja, marrom ou cinza.

Ao contrário, no caso que a nova aplicação seja destinada a homens, aconselha usar o azul, o verde ou o preto, cores preferidas deste público, enquanto que considere que não se deva usar o marrom, o laranja ou o roxo.

Imagem

Outro experimento realizado por Performable se centralizava na diferença entre a cor vermelha e o verde. “O verde conota idéias de natureza e meio ambiente, as luzes desta cor permitem o tráfego, sugere a idéias de seguir e continuar adiante. A cor vermelha, por outro lado, é usada normalmente para comunicar excitação, paixão, sangre e perigo. Se usa também como a cor para parar o tráfego. O vermelho é conhecido por capturar a atenção”.

Imagem

No experimento, tanto o verde como o vermelho resultavam ser verdes. Enquanto que a cor era o único que mudou na página, o botão vermelho foi pressionado 21% mais que o verde.

E por último, por que os hyperlinks são da cor azul? Ao que tudo indica Tim Berners-Lee, o principal inventor da web, foi quem escolheu os hyperlinks nesta cor, desta vez algo pouco meditado pois não tinha tantas possibilidades de escolha. Nos inícios, as páginas eram cinzas e a única cor escura disponível a parte do preto, que já se usava para o texto, era o azul. Além disso, para fazer que os links se destacassem mais, Berners-Lee decidiu sublinhá-los. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s