Traduzido de ALT1040

Recentemente Google anunciou que permitirá a desenvolvedores web compartilhar e visualizar páginas inteiras armazenadas dentro de suas contas de Drive, o serviço de armazenamento gratuito da companhia, que até então funcionava apenas como um disco virtual. Agora qualquer pessoa pode subir arquivos de extensão HTML, JavaScript e até CSS, para que depois de seguir alguns simples passos seja possível tornar pública a página principal e navegar como uma página web funcional.

Google Drive permite alojar páginas web

A própria equipe de Google Drive publicou a informação com o tutorial do processo para publicar as páginas, e na verdade é tão simples que qualquer um pode fazê-lo:

  1. Criar uma pasta em Drive e compartilhar seu acesso livre com a opção “Pública na Web”.
  2. Subir os arquivos HTML, JS e CSS dentro da pasta.
  3. Abra o arquivo HTML e observe a opção de “Visualização Prévia” na barra de ferramentas, clique nela.
  4. Se abrirá uma nova janela, onde se visualizará o arquivo html em todo seu esplendor, apenas copie a URL da página e comparta com quem quiser.
  5. Impressione seus clientes.

Na verdade se trata de um pequeno e simples adicional, que pode ser de grande utilidade para desenvolvedores e estudantes, onde terão agora a oportunidade de hospedar e mostrar a funcionalidade de suas páginas próprias a quem quiser, seja a professores, amigos ou clientes. Uma solução ágil por parte dos garotos do Google.

Sendo objetivos a funcionalidade desta alternativa é modesta e relativamente limitada, mas indiscutivelmente útil, podemos apostar que mais pequenos negócios utilizarão agora Google Drive para hospedar sua página de internet e dar mais presença dentro da rede.

Ainda que as páginas que oferecem o serviço de armazenamento em nuvem são muitos, alguns deles com particularidades tentadoras e inquietantes, como é o caso de Mega, a opção de Drive é uma das mais sólidas e confiáveis, tem o respaldo da companhia, se complementa com todos os demais produtos de Google e a possibilidade de editar arquivos simultaneamente de maneira colaborativa é uma experiência única e produtiva.

2 comentários em “Google Drive permite hospedar páginas web

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s