Traduzido de ALT1040.
Texto de JJ Velasco.

Hoje em dia ninguém se surpreende em ver um dispositivo com tela touch, tem se tornado algo dentro do cotidiano e não é nada raro dispor de um Smartphone com tela touch ou um tablet. As telas que podemos utilizar hoje em dia nada tem que ver com as telas touch que víamos a alguns anos e nos oferecem uma experiência de uso bastante confortável onde, por exemplo, escrever um Email não é nenhum problema. Se podemos escrever com certa comodidade, se temos que digitar um texto extenso, talvez prefiramos um teclado convencional e ainda que existam acessórios no mercado que permitem acoplar um teclado à um tablet, um estudante da Universidade Goldsmiths de Londres desenvolveu um curioso sistema que nos permitiria escrever sobre um teclado impresso em uma simples folha de papel.

Imprimir nosso próprio teclado? Pode parecer estranho, na verdade, nada tem a ver com o mundo da impressão 3D pois, literalmente, o teclado a ser utilizado seria impresso sobre uma folha de papel. Seguramente, em alguma outra ocasião temos visto teclados baseados em infravermelhos que projetam sobre uma mesa as teclas e um sensor detecta a posição de nossos dedos; Florian Kräutli, um estudante de Computação Cognitiva, simplificou esta aproximação aproveitando o acelerômetro que podemos encontrar em qualquer smartphone, por exemplo, um iPhone.

Neste simples projeto, Kräutli decidiu aproveitar o acelerômetro do iPhone para detectar as vibrações geradas ao pulsar com os dedos sobre uma superfície plana; ou seja, o usuário pulsaría as teclas impressas sobre o papel e o terminal detectaría a vibração gerada com o acelerômetro e, dependendo da intensidade detectada, se assumiria que foi pulsada uma tecla ou outra (tarefa que realiza o software que Kräutli desenvolveu).

Por enquanto o sistema tem uma precisão de 80% e, na verdade, não está nada mal se temos em conta que, em certas ocasiões, nossa precisão na hora de escrever um Email sobre uma tela touch não é muito maior. O software tem sido desenvolvido para funcionar sobre um iPhone 4 mas segundo comenta seu desenvolvedor, não seria complexo adaptá-lo a outros smartphones.

Uma interessante forma de melhorar nossa produtividade na hora de responder mensagens ou tomar notas com nossos smartphones e tablets.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s