Traduzido de ALT1040
Texto de Alan Lazalde

A educação formal não é tudo. Claro, a universidade também não. Muito menos agora em tempos de internet e sobre-informação. Em nossos dias, se não é um auto-didata e não aprende de maneira colaborativa, você fracassou como estudante. E, por outro lado, se você não desce do Olimpo dos professores-que-tudo-sabem para se converter em guia e colaborador de seus estudantes, você fracassou como professor. Simples assim.

Na sala de aulas todos devem ser alunos e todos devem ser professores de igual pra igual. Todos compartilhando conhecimento. Novas metodologias de aprendizagem terão que surgir neste sentido. Suponho que os pedagogos terão muito por falar sobre isso. Enquanto isso, na internet as coisas avançam sem freio e só resta seguir alguns princípios básicos, como este que nos ensinou Google: não memorize o conhecimento, o encontre quando necessite.

Quer aprender algo? Bom, espero que alguma destas plataformas te inspire a fazê-lo já. Agregue um pouco de ordem e disciplina pessoal na educação e te fará as coisas mais fáceis.

Que estas páginas em inglês não devam ser um impedimento, existe Google Translate. E dezenas de páginas para aprender idiomas também. Há outras páginas? Melhores? Sem dúvida. O ponto é ter a iniciativa de buscá-los; encontrar-los será o de menos.

1. Coursera

Vídeos, provas, interação com outros estudantes, para aprender ciência, nutrição, matemática, inclusive medicina e até finanças. Coursera conta com mais de um milhão de estudantes de praticamente todo o planeta, e os integra em uma plataforma coerente e seria para a auto-aprendizagem colaborativa.

2. Khan Academy

Aqui temos um pioneiro no rumo das plataformas de aprendizagem online. Khan Academy se distingue pela variedade de seus temas e pela extensão de plataformas sobre as que funciona (recomendo o app para iPad). Além disso você pode se converter em voluntário para fazer legendas de cursos e contribuir para o conhecimento dos outros: assim se forma uma comunidade.

3. Udacity

Autonomeada a universidade do século XXI, Udacity é uma plataforma para aprender resolvendo desafios, com projetos guiados por alguns dos melhores instrutores do planeta (de verdade). “Colocamos o estudante no centro do universo”, e já são mais de 100 mil os estudantes envolvidos em seus cursos: basicamente de ciências da computação. Udacity é inspirador.

4. edX

MIT, Harvard e Berkeley unidos em uma mesma plataforma de cursos online herdeiras das glórias de MIT Open Course Ware. Até agora os cursos são poucos, mas sugiro seguir de perto esta plataforma que promete nos surpreender com sua estupenda interface de usuário. Os cursos funcionam por assinatura.

5. ck12

Com um excelente desenho, ck12 apresenta dezenas de cursos de quase qualquer área do conhecimento para alunos de educação básica. O faz através de recursos interativos, livros online, enfocados em conceitos e exercícios, que além disso funcionam em qualquer plataforma ou dispositivo móvel. Necessitamos mais páginas como esta.

Deixe um comentário