Em 23 de julho de 1900 um carro fez sua entrada em Seattle. Era o primeiro automóvel que fazia sua aparição na cidade e era… elétrico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora que a pesquisa em carros elétricos está produzindo seus primeiros modelos comerciais coincidindo com o insuportável auge dos preços do petróleo e o aumento do efeito estufa produzido pelo uso massivo dos combustíveis fósseis, temos que lembrar que o carro elétrico foi o preferido no final do século XIX e princípios do XX.

Ralph S. Hopkins apareceu nas ruas de Seattle em seu novíssimo carro Woods Electric de 3 cavalos de vapor. Comprou o veículo em Chicago e conduziu até São Francisco. A aventura levou 5 meses. Em alguns dos trechos foi sobre um trem. Hopkins disse ter sido o primeiro homem em recorrer o continente em um carro à motor.

A Woods Motor Vehicle Company fabricou o carro em 1899 quando somente haviam 4.000 automóveis nos Estados Unidos e seguiu fabricando veículos elétricos até 1919.

 

 

 

 

 

 

Na verdade, o primeiro veículo elétrico data de 1838, uma locomotiva. Não foi até a aparição das baterias recarregáveis em 1880 quando começaram a ser produzidas em massa. Nos primeiros anos do século XX os carros elétricos eram maioria sobre os de vapor ou gasolina. Funcionavam razoavelmente bem, ainda que tivessem um problema: a autonomia. Não se podia conectar-se a cabos como os trólebus e não haviam estações de recarga. Em 1912 Henry Ford começou a fabricação em massa dos carros com gasolina e o uso do veículo elétrico decaiu.

Em 1899, um veículo de Camille Jenatzy realizou a proeza de bater a berreira dos 100 km/h, na verdade circulou a 105,88 km/h.

Logo veremos carros elétricos circularem de maneira regular por nossas estradas, carros cuja ideia inicial tem mais de cem anos.

Traduzido do site ALT1040.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s