Como todos já sabem, não é permitida a entrada de bebidas alcoólicas na campus party. Mas isso não fez com que a motivação para esta enorme festa fosse menor. A sexta-feira como sempre começou preguiçosa mas aos poucos os campuseiros começaram a sair de seus esconderijos.

Começando o dia, um pouco do arroz com feijão nosso de cada dia. Adobe Flex, tecnologia que venho utilizando a alguns anos porém agora com foco no desenvolvimento mobile com a versão 4.6. Apresentação contou com o já conhecido no mercado flex Igor Costa, proprietário da RiaCycle. Ele apresentou as principais funcionalidades do Flex que suporta desenvolvimento para Android, iOS e BlackBerry. Porém como outros frameworks também apresentados aqui, para algumas coisas não existe milagre. Caso seja necessário algum desenvolvimento mais específico, como utilização de gps ou fotos por exemplo, se faz necessário um desenvolvimento nativo. Nem tudo é perfeito!

Ainda no palco desenvolvimento, foi a vez de um debato mediado pela Françoise Trapenard, diretora da Fundação Telefonica. O tema foi a Mobilidade Digital e educação: a escola para além de seus muros e contou com grandes nomes da educação e da mobilidade, como Juarez Silva da universidade federal de Santa Catarina, Eveline de Souza Erbele do projeto UCA do RIo Grande do Sul e Suintila Pedreira do projeto educação unipresente.

No palco principal aconteceu a primeira grande palestra do dia e com certeza o maior público da campus party. Os filhos da internet, com os principais nomes da atualidade na internet. Estiveram presentes Rafinha Bastos, PC Siqueira, Rodrigo Fernandes do sote Jacaré Banguela, Mauricio Cid do site Não Salvo e Rosana Hermann do site Querido Leitor. O riso rolou solto com todos estes nomes presentes no mesmo palco. Falaram sobre como foi o início na internet, como é lider com a fama, como tratar de temas polêmicos, mas sempre com bom humor.

Pela tarde na campus, mais uma vez no palco desenvolvimento, mais uma vez Igor Costa. Agora com a palestra de como ganhar dinheiro no mundo mobile. Falou da sua experiência no mercado de desenvolvimento, sobre as propriedades de cada plataforma e de como explorar cada uma da melhor maneira.

Voltando as atenções para o palco principal, três visitas ilustres. Para discutir o poder das mídias sociais os ativistas Charles Lencher, do Occupy Wall Street, Olmo Gálvez, da Acampada del Sol, e Leila Nachawati, blogueira sírio-espanhola que quebrou o silêncio midiático em torno da situação na Síria. Uma palestra muito comovente com os depoimentos de Leila sobre a repressão sofrida pelo povo sírio, assim como de Olmo sobre a situação econômica e social vivida na espanha.

Cloud Computing esteve fortemente presente na campus 2012. Na tarde rolou uma apresentação com Alexandre Jose da HP sobre o que realmente é cloud, como funciona uma implantação, como garantir sua segurança de informação, como migrar para uma estrutura em cloud e como essa estrutura pode ajudar no negócio de toda empresa.

A sexta estava cheia de surpresas e voltamos correndo pro palco principal para a palestra de Julien Fourgeaud, Product Manager da Rovio, empresa criadora do famoso jogo Angry Birds. Julien compartilhou com todos sua história de vida, de como saiu de uma pequena cidade, se mudou para Paris e Finlândia, entre outros locais, e mostrou como não existem limites para o que desejamos fazer. Toda sua apresentação foi feita enquanto ele ia retirando uma por uma das dezenas de camisetas que estava vestindo, camisetas estas que foram entregues por todas empresas e grupos que estão presentes aqui na campus.

Por hoje é isso pessoal! Agora aguardem o post do último dia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s