Nem o frio, nem a fina garoa – típica da cidade de São Paulo – atrapalharam o primeiro show do Telefônica Sonidos Mundo Latino 2011. A calorosa apresentação do cubano Chucho Valdés e do bandolonista Hamilton de Holanda aqueceram a noite no palco Jazz Latino e receberam aplausos efusivos da plateia.

Misturando convidados, fãs, executivos e imprensa o encontro dos artistas abriu a 2ª ediçãdo do festival que reunirá, até o próximo dia 27 de agosto, o melhor da música brasileira e latina em dois palcos distintos.

Com oito Grammy na bagagem (dos quais, três latinos), o famoso pianista e compositor Chucho Valdés foi focado pelos holofotes às 21h50 com um largo sorriso no rosto, característica mantida por ele ao longo das duas horas de improvisos harmoniosos misturando jazz com música latina e africana – mais especificamente do gênero praticado pela etnia yoruba, de origem nigeriana.

O ponto alto da noite começou quando o pianista cubano anunciou seu segundo convidado da noite: o bandolinista brasileiro Hamilton de Holanda, que fez o público se levantar de seus assentos durante a apresentação para aplaudir os músicos em pé após a execução de Guajira, precedida por um solo de invejável técnica do carioca radicado em Brasília.

Dentre muitos sucessos, o bandolinista tocou Neurosis, grande clássico do cubano, Besame Mucho, eterno sucesso da compositora mexicana Consuelo Velásquez, e, antes de deixar o palco – para o qual retornaria para o bis -, Tico-Tico no Fubá, “um pedido de Chucho”, segundo afirmou antes de executar a canção, talvez a mais ovacionada da noite pelos presentes.

Hoje, 25/08, o intimista palco Jazz Latino se prepara para receber mais um talento cubano, o pianista Omar Sosa junto com o maestro e violoncelista Jaques Morelenbaum. Mais um encontro inesquecível, misturando o melhor da música brasileira e latina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s